Jovem basquetebolista moçambicana vai jogar na academia da WNBA - ytrjtj

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Jovem basquetebolista moçambicana vai jogar na academia da WNBA

Noémia Massingue, jovem atleta do Clube Ferroviário de Maputo e da Escola Secundária da Matola, vai ingressar na Academia da Associação Norte-Americana de Basquetebol Feminino (WNBA), devendo também prosseguir os seus estudos nos Estados Unidos.

Beneficiando de uma bolsa concedida pela Fundação Clarisse Machanguana, em parceria com a NBA, Noémia Massingue, de 15 anos, vai estudar em Masters, uma escola particular, e morar na residência de um casal de quadros da NBA.

A jovem atleta, extremamente radiante com o acontecimento, despediu-se esta quarta-feira do ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Jorge Ferrão, na presença dos familiares, bem como de Clarisse Machanguana, a única basquetebolista moçambicana a atuar na WNBA.

Em relação à ida de Noémia Massingue para os Estados Unidos da América – viajou precisamente na quarta-feira – Clarisse explicou que se trata de uma bolsa de estudos e não um contrato para jogar.
«A Fundação não é a fazedora deste evento, mas sim a ponte entre o talento da Noémia e as experiências que ela vai poder ganhar nos EUA. Esperamos que ela estude e expresse o seu talento na mais alta plataforma», afirmou a basquetebolista Clarisse. 

Agora ativista social virada para causas que têm a ver com a rapariga, não apenas no desporto, Clarisse destacou a importância dos estudos, garantindo que se trata de um fundamento «muito grande» que o desporto faz parte, mas «a formação académica está em primeiro lugar». «As carreiras desportivas são muito curtas. Depois de jogarmos, temos que ter algo com que continuarmos a vida», vincou.

Satisfeita, a jovem Noémia Massingue afirmou-se sortuda por poder ir estudar e jogar nos Estados Unidos. «Terei a oportunidade de mostrar às pessoas o que os moçambicanos valem. Estou muito feliz, por mim e pelos meios pais», disse.

Noémia é a primeira beneficiária de um projeto para estudar e jogar basquetebol nos EUA, promovido pela Fundação Clarisse Machanguana. A atleta fez parte da seleção moçambicana que recentemente conquistou o torneio de basquetebol dos Jogos Desportivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizados em Cabo Verde.

Noémia Massingue foi descoberta num torneio da Liga NBA Júnior, que se realiza em Maputo com a participação de 30 escolas e cerca de 400 alunos, numa parceria entre o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano e a Fundação Clarisse Machanguana.

Fonte: Abola.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here