OMM E OJM exigem indicação de Nyusi como candidato em 2019 - ytrjtj

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

OMM E OJM exigem indicação de Nyusi como candidato em 2019

OMM e OJM querem que Filipe Nyusi seja indicado candidato a Presidente da República para as eleições de 2019

loading...
O segundo dia do XI Congresso da Frelimo, que decorre na cidade da Matola, foi caracterizado, na primeira metade do dia, pela discussão do relatório do Comité Central, apresentado na tarde do primeiro dia dos trabalhos. A segunda metade foi dedicada às saudações da província de Gaza, dos 20 partidos estrangeiros amigos da Frelimo convidados ao evento e à saudação de organizações sociais do partido, nomeadamente, Organização da Juventude Moçambicana (OJM) e Organização da Mulher Moçambicana (OMM).

 A OJM foi a primeira a entrar na sala, com um número considerável de jovens provenientes de todas as províncias do país. Ao seu estilo característico, que convida toda a sala a prestar atenção em si, o braço juvenil do partido no poder começou por deixar garantias de fidelidade ao presidente do partido, Filipe Nyusi, por isso, regozija-se pelo facto de a Comissão Política ter indicado Nyusi como único candidato à sua própria sucessão.

loading...
Entretanto, os jovens pediram aos congressistas que não se pode ficar por aí. Os jovens da Frelimo exigiram, alto e bom som, que os delegados ao Congresso indiquem Filipe Jacinto Nyusi como candidato do partido Frelimo para as eleições presidenciais de 2019. Os jovens percorreram província a província para mostrar que, em dois anos e meio de mandato como Presidente da República, Filipe Nyusi deixou uma obra feita e que, nesta altura, é a melhor aposta para o partido ganhar as próximas eleições.

No entanto, os jovens apresentaram ao Congresso algumas preocupações que consideram que devem ser tidas em conta durante os debates do programa do partido para os próximos cinco anos, o qual deverá influenciar os programas de governação das autarquias locais que a Frelimo poderá vencer nas eleições autárquicas do próximo ano e de governação em caso de vitória nas eleições gerais de 2019.

Dentre as preocupações, consta a problemática da habitação. Os jovens querem que o Governo providencie habitação a preço acessível, mas também pediram terrenos infra-estruturados e redução dos preços dos materiais de construção, a empregabilidade dos jovens, que deve vir da melhoria da qualidade do ensino. A aposta do ensino técnico-profissional e a disponibilização de estágios profissionais são outras propostas dos jovens.

Loading...
A terminar a mensagem lida pelo secretário-geral da organização, Mety Gondola, os jovens reiteraram o discurso do presidente e pediram a que os membros da Frelimo que praticam a corrupção sejam punidos exemplarmente, para que não se ensine aos jovens as más práticas.

A Organização da Mulher Moçambicana, na sua saudação, alinhou com a OJM e pediu que Filipe Nyusi seja indicado candidato a Presidente da República para as eleições de 2019, no congresso em curso. As mulheres saudaram o presidente por ter impulsionado o aumento da produção agrícola e, também, mostraram total apoio a Filipe Nyusi na direção do partido Frelimo e na Presidência da República.

Foco no combate à corrupção

No fim dos trabalhos do segundo dia, o porta-voz do partido fez o balanço. Embora tenha sido um dia marcado por saudações, António Niquice recordou que medidas de combate à corrupção continuam no centro dos debates no congresso, numa iniciativa cujo objectivo é facilitar o processo de desenvolvimento do país. “Abordamos os diversos processos que têm que ver com o desenvolvimento econômico e social do país. É preciso que este problema seja resolvido, para que continuemos a construir mais escolas, mais hospitais e outras infra-estruturas, para garantir o desenvolvimento da nossa população”, disse o porta-voz do partido. Esta quinta-feira, terceiro dia da reunião magna do partido no poder, o primeiro ponto de agenda será a apresentação e discussão da proposta de revisão dos estatutos do partido, ponto que não chegou de ser analisado ontem. Está igualmente agendada a saudação da Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional (ACLLlN). Jornal O Pais
Loading...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here