Um eclipse solar poderá ser visto, esta quinta-feira no território moçambicano. A Lua vai cobrir o sol pouco antes das 10 horas até cerca das 14 horas.
Segundo astrônomo moçambicano, Hélder Geraldes, o dia não ficará escuro e adverte para nunca olharmos “diretamente para o sol sem um filtro especial, seja sem ou com eclipse”, sob o risco de contrair a cegueira. A Lua terá um diâmetro aparente ligeiramente inferior ao do Sol.
Geraldes aponta que “o centro do eclipse onde o Sol ficará exatamente um anel durante 1 ou 2 minutos passa sobre a ilha do Ibo, província de Cabo delgado e o astro rei, poderá será vito na forma de anel na cidade de Pemba, cerca das 11h58.
Eis os horários de início, fim e pico do eclipse solar em Moçambique:
Relativamente aos cuidados a ter apenas é preciso não olhar para o sol diretamente, mesmo nos dias em que não exista eclipse sob pena de ficar cego. “Não procure ver o Sol com óculos escuros, nem sobrepondo dois ou mais pares. Cuidado! Pode cegar para o resto da vida sem tratamento possível” adverte o astrônomo moçambicano.
Eclipses solares foram antes observados no nosso País; um Total, em Quelimane a 21 de Junho de 2001 e outro também Total, em Xai-Xai, a 04 de Dezembro de 2002.
No ano 2001 o Governo chegou a conceder tolerância de ponto e efetuou uma massiva distribuição de óculos especiais.
Fonte: (RM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário