Clica no video para assistir a reportagem
Governo convence panificadores a travar proposta
O preço do pão já não vai subir. O Governo convenceu os panificadores a travarem a proposta, argumentando que não foi comunicado a tempo. A ideia dos panificadores era aumentar o preço do pão ainda hoje.
Na quarta-feira, os panificadores, reunidos em assembleia-geral, anunciaram a intenção de aumentar o preço do pão até um metical e meio.
Logo a seguir a estas declarações, o Governo reuniu a porta fechada com os panificadores e convenço-os a recuar. A reunião decisiva foi feita ontem, tendo terminado perto das 23h.
O Ministério da Indústria e Comércio reconhece que algumas padarias do Norte do país aumentaram o preço do pão e explica que isso se deve à falta de informação da decisão tomada entre o Governo e a Associação Moçambicana de Panificadores.
Os produtores de pão justificam a necessidade de revisão do preço com o aumento dos custos de produção em 70% em menos de um ano. Segundo dados da Associação Moçambicana das Panificadoras, o saco de 50kg de farinha de trigo subiu de 1 080 meticais em Outubro do ano passado para os actuais 1390 meticais.
Aliado a isso, o metical perdeu metade do seu valor em relação ao dólar e duplicou o preço da matéria-prima importada. Dos habituais 30 meticais, a unidade do dólar custa hoje mais de 60 meticais. Soma-se a tudo isto a subida da tarifa de energia eléctrica e ajustes salariais no sector.
Nenhum comentário:
Postar um comentário